Estudos de degradação forçada são realizados para entender alguns mecanismos de degradação de um medicamento, identificar produtos de degradação e auxiliar no desenvolvimento do método analítico indicativo de estabilidade. Abaixo vou deixar algumas perguntas e respostas relacionadas a degradação forçada.
Pergunta 01: Quais são os riscos de utilizar agentes oxidantes fortes como o peróxido de hidrogênio nos estudos de degradação forçada?
Resposta: Ao submeter algumas substâncias a degradação com agentes oxidantes fortes, como o peróxido de hidrogênio, podemos levar à formação de produtos de degradação que não fazem parte da degradação natural que o medicamento possa vir a sofrer, causando degradações imprevisíveis e/ou irreversíveis e atrapalhando a interpretação dos resultados analíticos.
Pergunta 02: Por que não realizar experimentos com peróxido de hidrogênio em temperatura elevada?
Resposta: Porque ao aquecer soluções de peróxido de hidrogênio são gerados radicais mais fortes que os radicais peróxido.
Pergunta 03: Mas quais radicais são formados?
Resposta: O aquecimento gera radicais hidroxila (OH•).
Pergunta 04: Como o aquecimento forma esses radicais?
Resposta: A ligação O-O do peróxido de hidrogênio é fraca. A energia de dissociação homolítica dessa ligação é somente 51Kcal/mol e é facilmente rompida com aquecimento.
Pergunta 05: Quais são os métodos alternativos que podem ser utilizados para estudar a degradação oxidativa sem utilizar temperaturas elevadas?
Resposta: Podemos incluir a exposição da substância ativa a condições controladas de oxidação com peróxido de hidrogênio em temperatura ambiente ou utilizar outros agentes oxidantes como ozônio ou íons metálicos, que podem simular o estresse oxidativo sem a necessidade de calor extremo.
Pergunta 06: Porque são mais fortes que radicais peróxido?
Resposta: Para responder essa pergunta temos que avaliar a energia de dissociação da água HO-H que é de 119Kcal/mol. Essa energia é consideravelmente maior que a energia de dissociação do peróxido de hidrogênio HOO-H de 89Kcal/mol. Logo o radical hidroxila é muito mais reativo e apresenta maior potencial para iniciar o processo de auto-oxidação. Isso pode levar a degradações não realísticas e imprevisíveis.
Pergunta 07: O que são radicais livres e qual o seu papel na degradação forçada de substâncias?
Resposta: Radicais livres são átomos ou moléculas que possuem um elétron desemparelhado, tornando-os altamente reativos. Eles podem iniciar reações de degradação em substâncias, especialmente nos processos de oxidação, assim afetando a estabilidade dos medicamentos.
Dica: experimentos com peróxido sempre em temperatura ambiente e protegido da luz.
Comments