top of page
Foto do escritorRafael Goulart

Perfil Campeão no LinkedIn

Atualizado: 23 de mai.

10 passos simples para você turbinar seu perfil no LinkedIn.

Criar um perfil no LinkedIn é um pequeno mas importante passo em sua carreira. Este site de mídia social profissional pode ajudá-lo a encontrar novas oportunidades, construir uma rede profissional e descobrir mentores potenciais. Mas não é fácil se destacar entre milhões de usuários com interesses semelhantes. Agora imagine-se com um perfil campeão no LinkedIn que efetivamente mostra as suas habilidades, suas experiências profissionais e educação que lhe dará uma vantagem quando você iniciar a busca de emprego. Siga estes 10 passos para criar um perfil campeão no LinkedIn que irá te ajudar a se destacar da multidão. Vamos começar!


LinkedIn











1° Passo: Foto de perfil


Rafael Goulart

Antes de fazer qualquer outra coisa, você precisa ter certeza de que sua foto de perfil é forte. A foto que você escolhe é a primeira coisa que os empregadores em potencial veem quando navegam em seu perfil, por isso é importante causar uma boa primeira impressão. As fotos de perfil são, antes de tudo, sobre confiança. Você quer que sua foto transmita que você é de confiança, confiável e competente. Estas são as qualidades que os empregadores estão procurando em empregados potenciais, e sua foto de perfil pode ser uma ótima ferramenta para comunicá-los. Você também quer ter certeza de que sua foto é apropriada para o local de trabalho. Fique longe de fotos que mostram que você está fazendo qualquer uma das seguintes coisas: bebendo álcool, fumando, sendo excessivamente sexual ou provocante (inclusive em poses, roupas, etc.), envolvendo-se em atividades ilegais, ou usando roupas ou maquiagem ofensiva. Recomendo este site para analisar sua foto de perfil.


 

2° Passo: Foto de capa


Faça um banner profissional para sua foto de capa. Utilize qualquer software de edição de imagens ou um site para desenvolver a ilustração, que deve ser de tamanho 1200 x 627 px. Recomendo o site canva para este desenvolvimento.

Exemplo de Banner para o LinkedIn.

Comunidade Científica

 




3° Passo: Histórico profissional


Se você está atualmente empregado, certifique-se de incluir seu emprego mais recente. Se você é recém-formado e não tem atualmente um emprego, certifique-se de incluir seu diploma e o nome da escola. Se você não tiver um emprego, você ainda pode acrescentar sua formação. Você também deve incluir seu histórico profissional e a posição que ocupou em cada emprego. Você pode incluir isto clicando em seu nome no canto superior direito de sua página, clicando em "editar" e depois clicando em "adicionar emprego".


 


4° Passo: Histórico escolar


Sua educação é uma das coisas mais importantes a acrescentar ao seu perfil, pois é algo que muitos empregadores procurarão. Se você está atualmente na escola, você ainda pode colocar sua área de estudo em seu perfil. Se você se formou, você ainda pode escrever o nome de sua escola e de seu diploma.


 

5° Passo: Habilidades (Cursos, atividades e outros)


Os empregadores frequentemente procurarão certas habilidades em candidatos a emprego, tais como proficiência em certos programas de computador ou idiomas, ou filiação a organizações profissionais. Se você puder encontrar uma maneira de tecer estes em seu perfil, você se tornará mais desejável para empregadores potenciais. Você pode adicionar suas habilidades clicando em seu nome na parte superior direita de sua página, clicando em "editar" e depois em "adicionar habilidade".


 

6° Passo: Escreva um resumo eficaz e convincente


Seu resumo é sua chance de causar uma boa primeira impressão e vender a si mesmo. É também a primeira coisa que empregadores em potencial verão em seu perfil, por isso você quer ter certeza de que está destacando seus pontos fortes e habilidades. Seu resumo não deve ser uma longa lista de seus títulos de emprego e educação. Em vez disso, pense nele como um pequeno parágrafo que o apresenta e seu valor único. Se você estiver empregado atualmente, tente evitar incluir qualquer coisa que possa ser sensível ou controversa, como processos judiciais em andamento ou questões políticas. Os empregadores podem estar lendo seu perfil e procurando por palavras-chave, então você quer ter certeza de que seu perfil não seja sinalizado como contendo informações sensíveis.


 

7° Passo: Certifique que você possa ser encontrado facilmente


Sua manchete é a primeira coisa que as pessoas veem quando o procuram no LinkedIn, por isso é importante torná-la o mais descritiva possível. Sua manchete deve resumir seu perfil geral e ser memorável o suficiente para que as pessoas cliquem para ler mais. Você pode editar sua manchete clicando em seu nome no canto superior direito de sua página, clicando em "editar" e depois clicando em "editar manchete". Se você não tem uma manchete forte agora, talvez queira criar um novo perfil em vez de tentar editar um antigo. É muito trabalho para fazer isso, mas vale a pena se você quiser ser encontrado. Escrever um novo perfil permite que você seja mais específico com o trabalho que você fez e permite que você carregue mais conteúdo.


 

8° Passo: Endereço de URL e visibilidade do perfil


Troque o endereço de URL do seu perfil:

  • Clique no ícone "Eu" na parte superior da página inicial do LinkedIn;

  • Clique em visualizar perfil;

  • Clique em editar perfil público e URL à direita;

  • Editar sua URL personalizada.


Visibilidade de perfil no LinkedIn:

  • Clique na sua foto e em seguida selecione quem pode ver sua foto de perfil.


 

9° Passo: Não esqueça de incluir referências


Listar suas referências pode ajudá-lo a garantir uma oferta de emprego, especialmente se você está se candidatando a uma vaga em uma empresa com a qual não tem experiência anterior. Você pode adicionar referências clicando em seu nome na parte superior direita de sua página, clicando em "editar" e depois em "adicionar referências". Não pense nisso como uma tarefa esporádica. Você deve manter seu perfil atualizado à medida que sua carreira progride. Volte e acrescente novas experiências à medida que elas acontecem, e certifique-se de atualizar sua educação e habilidades conforme necessário.


 

10° Passo: Siga a Comunidade Científica no LinkedIn


Não deixe de participar do grupo de vagas da Comunidade Científica.



 

Não se esqueça:


Como você pode ver, criar um perfil forte no LinkedIn pode ajudá-lo a encontrar novas oportunidades, construir uma rede profissional e descobrir mentores potenciais. Um perfil do LinkedIn que efetivamente mostra suas habilidades, experiência e educação lhe dará uma vantagem quando você iniciar sua busca de emprego. Siga estas dicas para criar um perfil eficaz no LinkedIn que o ajude a se destacar da multidão.



35 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page