Uma das formas ativas da Vitamina D, que é um nutriente essencial na dieta dos seres humanos e que traz muitos benefícios a saúde humana, é a vitamina D2, que também é conhecida como Ergocalciferol. Esta vitamina desempenha um papel muito importante e por isso vou explorar as principais funções alimentares, benefícios para a saúde, as consequências de quem tem deficiência desta vitamina e alguns detalhes técnicos. Para saber mais sobre suplementos alimentares, clique aqui.
Vitamina D2 - Ergocalciferol
Função: Ergocalciferol ou vitamina D2 é uma forma de vitamina D que é derivada principalmente de fontes vegetais e alguns fungos. A vitamina D2 desempenha várias funções críticas no corpo humano e nesta parte do artigo vou detalhar como ela contribui para a absorção de cálcio e fósforo, como age na função imunológica e a saúde muscular, e descrever o processo de conversão da vitamina D2 dos alimentos em seu metabólito ativo no fígado e nos rins. Vamos lá!
Absorção de cálcio e fósforo: Para a saúde óssea, a vitamina D2 tem um papel fundamental para a absorção de cálcio e fósforo. Na absorção intestinal, a vitamina D2 aumenta a expressão de proteínas de transporte de cálcio, assim facilitando a sua absorção. Nos rins, a vitamina D aumenta a reabsorção de cálcio e fósforo, evitando a excreção excessiva dos dois minerais pela urina. Na mineralização dos ossos, o cálcio e o fósforo são depositados nos ossos e nos dentes, fortalecendo a estrutura óssea e prevenindo doenças como osteoporose e raquitismo.
Função imunológica: na modulação do sistema imunológico a vitamina D2 desempenha um papel muito importante. Regulando células imunes influenciando na atividade de células imunes, como os linfócitos T e B, macrófagos e células dendríticas, promovendo uma resposta imunológica equilibrada. Na produção de peptídeos antimicrobianos a vitamina D estimula a produção e ajuda no combate de infecções bacterianas, virais e fúngicas. No processo inflamatório a vitamina D modula a resposta inflamatória e ajuda na prevenção de inflamações crônicas.
Saúde muscular: Essencial para a manutenção da função muscular agindo principalmente na força muscular, influenciando a função das fibras musculares. Em idosos, é muito importante manter níveis adequados de vitamina D, pois é associado a menor risco de quedas e fraturas. Ótimo para prevenção de miopatias, doenças musculares caracterizadas por fraqueza muscular e dor.
Conversão em metabólito: A vitamina D2 de origem da dieta passa por um processo de conversão para se tornar biologicamente ativa. Então vou listar a conversão em 4 passos:
Absorção: A vitamina D2 é absorvida pelo intestino e transportada para o fígado através da corrente sanguínea;
Hidroxilação no fígado: No fígado a vitamina D2 transforma-se em 25-hidroxivitamina D2, que é a forma principal circulante da vitamina D;
Hidroxilação nos rins: Nos rins a mesma transformação em 25-hidroxivitamina D2 é novamente hidroxilada por enzimas renais e converte-se em 1,25-dihidroxivitamina D2, que também é conhecida como calcitriol, a forma biologicamente ativa da vitamina D;
Ação biológica: O calcitriol se liga a receptores específicos em várias células do corpo exercendo suas funções biológicas, como regulação do metabolismo do cálcio e fósforo, e a modulação do sistema imunológico e da função muscular.
Fontes Alimentares: A vitamina D2 é menos comum do que a vitamina D3 na dieta regular, por isso vou listar os principais alimentos que encontramos a vitamina D2 ou ergocalciferol.
Cogumelo Shiitake - Até 1.500 UI de vitamina D2 por 100 gramas;
Cogumelos Maitake - Até 562 UI de Vitamina D2 por 100 gramas;
Cogumelos Portobello - Se expostos a luz ultravioleta, até 446 UI de Vitamina D2 por 100 gramas;
Leites vegetais - Exemplo: Leite de soja, amêndoa e aveia, geralmente de 100 a 120 UI de Vitamina D2 por copo;
Cereais Matinais - Alguns cereais matinais são enriquecidos com Vitamina D2 (Vide rótulo do produto) fornecendo de 40 a 100 UI de Vitamina D2 por porção;
Suco de Laranja Fortificado - Algumas marcas de suco de laranja pronto adicionam Vitamina D2 (Vide rótulo do produto) fornecendo em média 100 UI de Vitamina D2 em 240 mL;
Levedura Nutricional - Quando fortificada pode conter em média 120 UI de Vitamina D2 por colhe de sopa;
Alguns Tipos de Algas - Algumas algas marinhas podem conter pequenas quantidades de Vitamina D2;
Suplementos de Vitamina D2 - Estes são disponibilizados em cápsulas, comprimidos ou gotas, com doses de Vitamina D2 variando de 400 UI a 5000 UI por porção.
Benefícios a Saúde: O consumo de fontes alimentares que contenha Vitamina D e o doseamento com exames periódicos oferecem variados benefícios a sua saúde, tais como:
Prevenção de osteoporose: Ingerindo Vitamina D2 de maneira eficiente previne doenças como a osteoporose;
Redução do risco de doenças crônicas: Estudos indicam que níveis adequados de Vitamina D podem reduzir o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas e diabetes do tipo 2;
Benefícios a saúde mental: A Vitamina D tem um papel na regulação do humos e na prevenção de transtornos como a depressão.
Principais problemas causados pela falta de Vitamina D2 no corpo: Vou listar 3 problemas principais que podem afetar a saúde pela deficiência de Vitamina D2:
Raquitismo em crianças: Uma doença que causa fraqueza e deformidades nos ossos em crianças devido a falta de mineralização óssea;
Osteomalacia em adultos: Enfraquecimento dos ossos que podem levar a dores e risco de fraturas;
Comprometimento do sistema imunológico: Pode enfraquecer todo o sistema imunológico deixando o paciente mais susceptível a infecções.
Detalhes técnicos do Ergocalciferol - Vitamina D2:
CAS Number: 50-14-6;
Fórmula molecular: C28H44O;
Massa molar: 396.65 g mol-1;
Ponto de fusão: 114 - 118°C;
Solubilidade: Pouco solúvel em água.
Para saber mais sobre suplementos alimentares não deixe de ler o artigo Suplementos Alimentares.
Comments